Um jornalismo para chamar de meu? Algoritmos e o fenômeno da customização de notícias
Palavras-chave:
Algoritmos, Algocracia, Bolha informacional, Redes sociaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve revisão teórica sobre o fenômeno da criação de noticiários hiperindividualizados, possibilitados por serviços e plataformas disponíveis na Internet. Percebendo que a prática tem ampla influência dos algoritmos, acionam-se discussões sobre o conceito de "algocracia" e "bolha informacional", a fim de fornecer insumos teóricos sobre o processo mencionado. Sem desconsiderar o fato de que o jornalismo tradicional massivo ainda exerce ampla influência na sociedade e procura sobreviver se adaptando í lógica digital, conclui-se que é urgente tornar mais transparentes questões que estão por trás da oferta das novas ferramentas de personalização: a privacidade de dados dos usuários, os riscos de usos ilegais e a "financeirização" das informações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).