AI-5: um presente de incerteza e sem horizonte para o futuro
Palavras-chave:
Palavras-chave Memória, história, narrativa, AI5.Resumo
O artigo tem por objetivo mostrar como o jornalismo constrói uma memória cultural e midiática do AI-5, através de estratégias narrativas, produzindo e reatualizando, por exemplo, um esquecimento duradouro de muitas das significações daquele passado. Assim, enquanto algumas edições ganham relevância por espelharem um passado midiático heroico, outras são deliberadamente esquecidas. Como os jornais construíram aquele momento que se constituiria em páginas para um futuro de um passado numa narrativa repleta da dimensão histórica? Propomos, portanto, uma reflexão não apenas sobre a dimensão memorável do jornalismo, mas também do estabelecimento de vínculos desse mesmo jornalismo com o presente, o passado e o futuro numa teia de ressignificações narrativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).