História e memória da ditadura militar em tempos de (auto)censura: o jornalismo brasileiro e seus clichês historiográficos de autolegitimação

Autores

  • André Bonsanto Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Natal, RN, Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo, ditadura, autocensura, memória, história.

Resumo

A proposta deste trabalho se dará em problematizar a ditadura militar enquanto um acontecimento fulcral para a constituição das "modernas" identidades do jornalismo brasileiro. Para tanto, nosso objetivo se dará em perceber como este jornalismo – pensando especificamente nos casos da Folha de S. Paulo e O Globo – articulou uma série de discurso que, entre a memória e a história, acabou por legitimar uma narrativa particular sobre sua atuação no período. Se utilizando da prática de (auto)censura e costurando a posteriori aquilo que definimos como clichês historiográficos de autolegitimação, estes jornais acabaram por deliberadamente construir uma história que diluiu e silenciou uma série de ambiguidades discursivas na tentativa de legitimar seu reconhecido protagonismo em tempos de democracia.

Biografia do Autor

André Bonsanto Dias, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Natal, RN, Brasil

Bolsista de pós-doutoramento (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Dossiê Jornalismo, liberdade de expressão e censura: 50 anos depois do AI-5