Ditadores militares nas ruas de Vilhena (RO): história e memórias na constituição dos espaços públicos

Autores

  • Allysson Viana Martins Universidade Federal de Rondônia Rondônia, RO, Brasil
  • Khauane Oliveira Farias Universidade Federal de Rondônia Rondônia, RO, Brasil

Palavras-chave:

Memória, Ditadura Militar, Ditadores, Vilhena, Ruas.

Resumo

As cidades carregam marcas temporais que revelam aspectos históricos e memoriais de sua existência, na mesma medida em que escondem outros. O objetivo deste artigo é avaliar as memórias dos moradores das ruas que homenageiam os ditadores militares em Vilhena, interior de Rondônia, a saber: Castelo Branco, Costa e Silva e Presidente Médici. Por meio de entrevistas estruturadas com metade dos habitantes desses espaços, observa-se um desconhecimento da maior parte deles, mesmo daqueles que não gostariam de alterar o nome daquele lugar, por serem acostumadas com a sua nomenclatura, por não compreender a importância da alteração ou mesmo por desconhecer o trâmite desse processo. Ainda assim, o conhecimento sobre os ditadores e o período em que governaram não revela, necessariamente, interesse na mudança.

Biografia do Autor

Allysson Viana Martins, Universidade Federal de Rondônia Rondônia, RO, Brasil

Professor de Jornalismo e coordenador do Grupo de Pesquisa em Espaços e Temporalidades Comunicacionais (COMtatos) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Khauane Oliveira Farias, Universidade Federal de Rondônia Rondônia, RO, Brasil

Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia. Integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) de 2016 até 2018.

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Dossiê Jornalismo, liberdade de expressão e censura: 50 anos depois do AI-5