Do "caos" ao equilíbrio: a mudança paradigmática do fotojornalismo analógico para o digital
Abstract
O presente artigo analisa três momentos do fotojornalismo nos últimos 50 anos, evidenciando a mudança do fotojornalismo analógico, (um cenário de equilíbrio), para o fotojornalismo híbrido (analógico mais digital num cenário de "caos" e instabilidades), e chegando ao fotojornalismo puramente digital (cenário que novamente encontra o equilíbrio). O artigo foca que durante as décadas de 1990 e 2000 o fotojornalismo sofreu um momento de ruptura e adaptação às novas tecnologias, e isso mudou a forma do fazer e do consumir fotojornalismo. Para dar conta da pesquisa, o artigo utilizou, além do referencial teórico, entrevistas e depoimentos de repórteres fotográficos que participaram do processo produtivo do fotojornalismo nesses três cenários: analógico, misto e digital. Os primeiros resultados apontam para a irreversibilidade do novo padrão digital e uma mudança tanto no fazer como no consumir fotos de imprensa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).