O mercado da cultura e da comunicação: desafios da liberdade de expressão na contemporaneidade
Abstract
O artigo propõe uma discussão dos mecanismos e valores ligados í primazia do mercado que se traduzem, atualmente, em formas de cerceamento da produção cultural e da comunicação social. Nesse trajeto, refletimos sobre a noção de censura de mercado, considerando-a em contextos variados a partir de formulações de diferentes autores que compõem nosso referencial teórico, estabelecendo correlações com os conceitos de neoliberalismo, esfera pública e liberdade de expressão. Este trabalho se insere em correlação com outras pesquisas desenvolvidas no âmbito do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (Obcom) da Universidade de São Paulo, do qual os autores fazem parte e que tem como proposta o estudo aprofundado da censura e da liberdade de expressão na contemporaneidade.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).