Harry Potter, do global ao local: pistas para a compreensão do processo de difusão e recepção da obra num contexto de capitalismo periférico
Abstract
Este artigo apresenta dados primários e secundários sobre o percurso da obra literária Harry Potter em âmbito global e local, aprofundando a reflexão sobre a cultura de massa na contemporaneidade, particularmente num cenário de modernidade periférica. Discute também questões de ordem teórico-metodológica na pesquisa de recepção e as condições para realização do trabalho de campo com leitores da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.
Â
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).