Estereótipo e comicidade: a série As Brasileiras em paródias nas redes sociais

Authors

  • Lígia Maria Prezia Lemos USP
  • Issaaf Karhawi USP
  • Helen Suzuki

Abstract

A partir da série As Brasileiras (TV Globo, 2012), os telespectadores criaram e espalharam pela internet paródias – áudio, vídeo, imagens – baseadas em estereótipos que, por sua vez, alimentaram outras produções também ancoradas em estereótipos, constituindo um movimento polifônico e dialógico que integrou plataformas e construções de sentido. Enfocamos, aqui, as montagens imagéticas criadas a partir de fotos e títulos de episódios da série, relacionados í  representação e í  imagem da mulher brasileira.

Author Biographies

Lígia Maria Prezia Lemos, USP

Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL). Bolsista CNPq.

Issaaf Karhawi, USP

Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Bolsista CNPq. E-mail: [email protected]

Helen Suzuki

Mestranda em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP. Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL). Bolsista CNPq. E-mail: [email protected]

Published

2014-04-30