Da Crise dos Media ao Desemprego no Jornalismo em Portugal
Abstract
O contexto dos meios de comunicação em Portugal tem sido marcado por uma crise profunda, agravada pela depressão econômica que o país tem atravessado nos últimos anos. Num mercado jornalístico de pequenas dimensões, a quebra acentuada de receitas publicitárias e a perda de audiências, sobretudo na imprensa, levou a vagas de despedimentos sem precedentes, que afetaram, sobretudo jornalistas dos maiores grupos de comunicação. O mercado de emprego no jornalismo contraiu-se de forma exponencial. Os poucos novos empregos são, em geral, precários e mal pagos. Apesar deste cenário de crise no setor, a procura pelos cursos de ciências da comunicação e jornalismo não tem parado de aumentar. Todos os anos, são lançados para o mercado largas centenas de licenciados em jornalismo, que enfrentam condições cada vez mais adversas para ingressar na profissão.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).