Objetivação e Triangulação Metodológica em Entrevistas de Pesquisa com Jornalistas: análise de uma carreira profissional
Keywords:
objetivação, triangulação, metodologia, entrevista, jornalistasAbstract
Este artigo discute o estatuto concedido aos dados gerados por meio de entrevistas de pesquisa com jornalistas e busca avançar na definição de recursos e estratégias de confrontação, triangulação e objetivação desses relatos. A proposta de um modelo de análise de entrevistas é ilustrada a partir do relato da carreira profissional de uma jornalista. Destaca-se a importância da utilização de categorias que se constituam em um espécie de interstício entre a subjetividade da narrativa individual e as propriedades macrossociais. Além disso, pesquisador deve empreender um esforço de desconstrução do discurso do jornalista entrevistado, contextualizando sua narrativa em uma grade analítica teoricamente fundamentada ou se utilizando de dados empíricos de outras pesquisas sobre temas correlatos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).