"Todas as lembranças são rastros de lágrimas": a memória na criação de Wong Kar-Wai

Authors

  • Adriana Câmara Fiam Faam

Abstract

Esse artigo investiga o papel da memória na criação dramatúrgica do diretor e roteirista chinês Wong Kar-wai. O ensaio baseia-se em três filmes de Wong Kar-wai: "Dias selvagens" ("A-Fei Zhengzhuan", 1991), "Amor í  flor da pele" ("Huayang Nianhua", 2001) e "2046" (2005) e analisa o papel da memória sob quatro focos: o foco nos personagens, incapazes de se desvencilhar de um passado que guia suas ações e os impede de viver plenamente o presente; o foco na obra, pensada numa estrutura de série, em que os filmes posteriores remetem í  lembrança dos anteriores; o foco no autor, que situa seus filmes na década de 60  como uma maneira de preservar suas lembranças dessa época; e o foco na cidade de Hong Kong, que, para fugir í  inquietação da espera das mudanças decorrentes de sua reintegração í  República Popular da China, refugia-se na lembrança do passado.

Author Biography

Adriana Câmara, Fiam Faam

Adriana Câmara é formada em cinema pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e possui Mestrado em
Teatro pela Unversidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem trabalhado com audiovisual desde 2001, 
tendo atuado principalmente nas funções de diretora, assistente de direção e editora. Atualmente, é 
proprietária da produtora audiovisual Menina dos Olhos do Brasil, e professora das disciplinas Direção 
Técnica de Produção Audiovisual I e Argumento e Roteiro II, da Fiam Faam.

Published

2015-03-11