A Sociedade em Rede, o Cosmopolitismo e o "Sublime Digital": reflexões sobre como a História tem sido esquecida na Teoria Social Contemporânea
Abstract
Neste artigo, examinarei criticamente as análises sobre as novas tecnologias de informação e comunicação por importantes sociólogos contemporâneos, especialmente Manuel Castells. Primeiramente, discorrerei acerca de argumentos concernentes í chegada de uma nova lógica de redes e fluxos. Em segundo lugar, avaliarei afirmações de acordo com quais limitações anteriores impostas pelo tempo foram superadas. E em um terceiro momento,examinarei a ideia de que a internet sinaliza uma sociedade mais democrática. Será demonstrado que todos esses argumentos estão baseados em um tratamento não-histórico das tecnologias de comunicação, e que esse tratamento é problematicamente interligado com uma compreensão do mundo atual hegemônica e neoliberal.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).