A Economia Moral da Apresentação Pessoal: relações de classe e auto-performances nos reality shows
Keywords:
comunicação, classes, mídia, representaçãoAbstract
Este artigo ilustra como os reality shows servem como um barômetro visível do valor moral de uma pessoa. A pesquisa inclui uma análise da mudança para a auto-legitimação,a crescente importância da reflexividade e o declínio da classe social proposta pela tese da individualização.Nós focamos na transformação de si presente nos reality shows como exemplos públicos da dramatização da individualização. O excesso de recrutamento dos diferentes tipos de participantes advindos da classe operária para esses programas e o posicionamento de muitos na necessidadede transformação permitiu uma exploração de como certas culturas são posicionadas, avaliadas e interpretadas como inadequadas, deficientes e precisando de melhoras. Descobrimos que a individualização promovida por esses programas é sempre dependente do acesso e da operacionalização de capitais sociais, culturais, econômicos e simbólicos específicos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).