O poder de mobilização social das ferramentas de comunicação online: Uma análise do processo de convocação para as manifestações populares
Abstract
Tendo como fonte de análise as manifestações populares que tomaram as ruas do Brasil entre os anos de 2013 e 2015, este artigo se propõe a uma reflexão sobre as plataformas de comunicação utilizadas na convocação das massas. O foco aqui está na análise dos suportes comunicacionais, que possibilitaram o convite para as mobilizações sociais. Através de pesquisa empírica, realizada nas cinco regiões brasileiras (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), foi possível descobrir por meio de quais canais as convocatórias para as manifestações aconteceram. O presente texto analisa ainda por onde ocorrem os debates, como se dão as buscas por mais informações sobre os eventos e o compartilhamento de convites com as redes de contato. A partir dessas constatações, o artigo traz uma análise dos dados obtidos confrontando-os com o referencial teórico.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).