Antigas e Novas Notícias: audiências flutuantes, repertórios noticiosos e locais de consumo
Keywords:
cross-media, localização, longitudinal, consumo de notícias, reportório de notícias, utilidadeAbstract
Esse artigo apresenta e discute três diferentes abordagenspara explorar os desafios do cross-media referentesí s novas audiências, enquanto buscam acessar, navegar eidentificar uma multidão de veículos noticiosos desde oimpresso, o televisivo, o online e plataformas moveis. Apartir de uma perspectiva modernizada sobre os "usos egratificações" baseada na noção de utilidade, e em comoas pessoas determinam suas predileções de acordo como "supermercado de notícias", o artigo primeiro relatauma pesquisa longitudinal feita na Dinamarca, na qualse mapeia o consumo cross-media antes os celulares em2008, em comparação com um mapeamento feito em2011 e 2013, um projeto colaborativo entre acadêmicose editores de notícias. O interesse analítico foca nas flutuaçõesentre os veículos de mídia tradicional e o surgimentode canais de internet e moveis. Em segundo lugar,o artigo resume as descobertas de um estudo qualitativodo repertório noticioso dos cidadãos, que foi fortificadocom uma análise fatorial quantitativa a fim de obterpadrões no consumo de informações das pessoas. Emterceiro, os resultados são apresentados a partir de umestudo de 2013 que explora o consumo ubíquo de notícias,questionando os entrevistados para especificar onexo entre plataformas de mídia e sua localização de uso.Palavras-chave: cross-media; localização; longitudinal;consumo de notícias; reportório de notícias; utilidadeDownloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).