Aplicando Durkheim a Elvis: um estudo de cultura de fãs
Abstract
Elvis Presley, desde o início, atraiu um público de fãs e numerososfiéis ao seu estilo. Neste artigo, procuro demonstrarque não é possível transformá-lo em uma divindade.No entanto, é possível usar a teoria da religião totêmica deDurkheim para entender melhor o fenômeno. Meu argumentoé que os fãs oferecem a sua atenção coletiva para Elvisem troca da emoção de um encontro real ou imaginário como astro. Em outras palavras, a popularidade de Elvis semprefoi o meio pelo qual o seu talento musical foi atualizado. Elvisnão representa um objeto "sagrado" de adoração comoum "deus". Sua aura está associada í sua capacidade, comoindivíduo, para canalizar a excitação gerada pelo encontrocom uma celebridade. O mito do simples jovem do campoque se torna famoso reforça esse efeito e transforma Elvis emuma estrela icônica por excelência.Palavras-chave: Audiência, Elvis Presley, Émile Durkheim,Fãs, Música, PoderDownloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).