Discurso Jornalístico e Posicionamentos Enunciativos: fronteiras e distanciamentos
Keywords:
discurso, jornalismo, comunicaçãoAbstract
O artigo busca compreender o discurso jornalístico a partir dos posicionamentos enunciativos. Conceituamos o contrato de enunciação jornalística a partir do contrato de comunicação midiática para pensar fronteiras (em relação ao relato histórico, í explicação erudita e ao discurso persuasivo) e distanciamentos (da atualidade í supra atualidade, da dramatização í supradramatização e da interrogação í interpelação denunciadora).Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).