As três fases do personagem Félix, de Amor í Vida, í luz do pensamento de Bakhtin
Keywords:
Telenovela, Homossexualidade, BakhtinAbstract
Nosso objetivo é analisar o personagem Félix (Matheus Solano) da telenovela Amor í Vida (Rede Globo, 21h, 2013-14) de Walcyr Carrasco. Félix, um dos personagens mais ricos de nossa teledramaturgia, teve durante os oito meses de exibição da telenovela três fases bem marcadas, a primeira, em que era o vilão absoluto da trama e tentava alçar o posto de presidente do hospital San Magno, o segundo, mostra o personagem assumidamente homossexual, mais humano e exagerado em sua comicidade. O terceiro momento, o personagem é colocado como o mocinho da história. Analisaremos estas três fases í luz dos conceitos bakhtinianos para o estudo da linguagem e da estética, tais como autor/autoria e carnavalização. No campo metodológico, temos o objetivo de mostrar que embora o teórico russo não tenha se preocupado em refletir sob a linguagem televisiva, seu pensamento pode ser aplicado a essas análises.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).