Feminização e transformações das práticas jornalísticas: o exemplo do jornalismo político na imprensa diária francesa
Keywords:
feminização, imprensa francesa, jornalismo, jornalismo políticoAbstract
Este artigo discute e esclarece a ideia de que a feminização do jornalismo político ajudaria a formar relações distintas em relação ao trabalho jornalístico e participaria de uma renovação da informação política. Nossa análise se esforça para não consagrar o papel das mulheres ou a feminização de práticas (perspectiva diferencialista) e, inversamente, para não negligenciar os efeitos de gênero (perspectiva universalista). Embasamos a discussão a partir de duas pesquisas de campo. Uma delas é parte de uma pesquisa sobre as transformações do jornalismo político. A outra é parte de pesquisa sobre o processo de feminização do jornalismo político nos diários nacionais francêsDownloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).