Apurando as Notícias de Economia: uma análise da produção do The New York Times
Keywords:
noticiário de economia, jornalismo fiscalizador, jornalismo de responsabilização, crítica de mídia, discurso metajornalístico, economia política, The New York Times, crise financeira, etnografia da notícia, tomada de decisões em notícias.Abstract
A crise financeira de 2007-2009 e suas consequências prolongadas têm provocado fortes reações sobre o jornalismo econômico como uma forma fundamentalmente falida de noticiário que não examina a economia de modo adequado. Para avançar no discurso sobre a crise financeira, é importante entender como os jornalistas produzem e criam notícias sobre negócios. Este artigo oferece um estudo sobre a produção noticiosa com base em cinco meses de pesquisa etnográfica no The New York Times durante a Grande Recessão e visa examinar algumas críticas comuns sobre o noticiário de negócios: que os jornalistas são orientados ao investidor, geralmente acríticos do sistema econômico capitalista mais amplo, e que fazem pouco jornalismo de fiscalização. Estas observações sobre o jornalismo de negócios são discutidas no contexto das principais críticas e oferecem pensamentos conclusivos no sentido de que tais críticas não bastam para explicar as limitações do jornalismo econômico.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).