Mediações algorítmicas: o poder de modulação dos algoritmos do Facebook
Keywords:
Algoritmos, Modulação, Facebook, Big data, patentes.Abstract
O artigo apresenta uma pesquisa sobre as implicações do uso de processos algorítmicos pelas plataformas de mídias sociais. O objetivo é analisar as dinâmicas e motivações para a criação desses códigos, buscando compreender o que muda em uma comunicação cada vez mais mediada e modulada por agentes humanos e não humanos. Para isso, revisamos a literatura acerca do uso de algoritmos e os debates sobre performatividade e objetividade por autores como Pasquale, Gillespie e Silveira. Também delimitamos o conceito de modulação na sociedade de controle (Deleuze). As hipóteses que guiam a pesquisa nascem do debate emergente sobre o possível poder de modulação comportamental que esses códigos carregam. A metodologia utilizada para a presente pesquisa foi a análise de duas patentes registradas pela empresa Facebook Inc.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).