The duty of memory between self-referential narratives, silencing and power dissimetries
Abstract
O dever de memória é um mecanismo socialmente instalado que possui uma vida ativa e tumultuada: não apenas no sentido de que o passado é um terreno movediço que se transforma continuamente a partir das interpretações que fazemos do presente, mas também a partir da perspectiva de que se trata de um processo que impõe demandas – contraditórias e em disputa – sobre como uma sociedade pensa sobre si própria e quais são os projetos para o futuro que devem ser validados ou não. É a partir desse reconhecimento que a revista Parágrafo traz o dossiê Â "Jornalismo, liberdade de expressão e censura: 50 anos depois do AI-5". Os textos reunidos nessa edição atravessam a discussão sobre como as formas de memória da ditadura militar articulam demandas sociais amplas relacionadas a narrativas autorreferenciais de legitimação, aos silenciamentos no campo da comunicação e às dissimetrias de poder no engendramento dos regimes de visibilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).