Estilo e autoria no Vídeo-Ensaio: um voo rasante sobre o canal Every Frame a Painting
Keywords:
Estilo, Política dos Autores, Mise en Scène, Vídeo-EnsaioAbstract
Os vídeo-ensaios, ou seja, a reconfiguração didático-poética do cinema através das tecnologias digitais, costumam se voltar para a revelação de noções de estilo e autoria nos trabalhos de outros diretores. Não raro, porém, eles mesmos acabam apresentando gestos autorais. O intuito deste artigo é investigar como um vídeo-ensaio pode apresentar, ele próprio, noções de estilo e autoria partindo das publicações do canal Every Frame a Painting. Para isso será preciso compreender como se articulam as características fundantes do vídeo-ensaio, decompondo seus dois polos: vídeo e ensaio, ambos se apresentando como formas de extrair pensamento do mundo. Em seguida as noções de estilo e autoria serão problematizadas partindo da ideia de mise en scène para questionar o vídeo-ensaio.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).