Os integrados e os outsiders da aparência: o "belo" e o "feio" em tempos de "culto ao corpo"
Keywords:
Corpo, Mídia, Tecnociência, Estigmatização, Medidas AfirmativaAbstract
O movimento contemporâneo conhecido como culto ao corpo é um tema caro aos estudos culturais, pois, além de bastante atual, sua discussão interdisciplinar abrange áreas como teorias da comunicação, sociologia, antropologia, filosofia, dentre outras. Incitado, sobretudo, pela mídia, o culto ao corpo, enquanto fenômeno, vem produzindo uma série de efeitos socioculturais. Um dos mais notórios é a visível busca dos sujeitos por se ajustarem às características entendidas como mais belas. Para isso, utilizam-se dos mais variados procedimentos e produtos que a tecnociência a serviço da medicina estética disponibiliza, além de cuidados com alimentação e exercícios. Por outro lado, vemos também a estigmatização social contra aqueles que não se encaixam nas categorias de beleza. Com efeito, relatos de bullying e distúrbios psicoalimentates tornam-se cada vez mais comuns. Ao mesmo tempo, medidas afirmativas vêm se fortalecendo com o intuito de minimizar tais impactos.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).