CfP - Dossiê Mediações Algorítmicas
2017-10-13
Mediações algorítmicas: olhares das pesquisas em comunicação e mídia Editores-convidados: Prof. Dr. Carlos d'Andréa (UFMG) e Willian Fernandes Araújo (UNISC)
As mediações algorítmicas têm se tornado, nos últimos anos, um importante tema de preocupação para as pesquisas em comunicação e mídia. Para além das abordagens do campo computacional, evidenciam-se cada vez mais as dimensões políticas, éticas, sociais etc dos algoritmos responsáveis por diferentes formas de selecionar, hierarquizar, visibilizar, controlar. Em diálogo com autores como Gillespie (2014) e Bucher (2012), podemos afirmar que, instaurando uma lógica particular sobre conhecimento, os algoritmos estão no centro do ecossistema informacional e midiático contemporâneo. Neste contexto, este dossiê visa reunir pesquisas empíricas e/ou discussões teóricas que abordem, entre outras questões: as relações dos algoritmos com práticas do jornalismo, da publicidade, do audiovisual, do entretenimento, da comunicação organizacional etc; as dimensões políticas e éticas das mediações algorítmicas contemporâneas (privacidade, por exemplo); apropriações táticas e de resistência às mediações algorítmicas; os desafios conceituais e metodológicos da pesquisa com algoritmos. Prazo: 23 de fevereiro de 2018 A submissão deve ser feita pelo sistema da revista:Â http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiAproveitamos para informar que a Parágrafo aceita artigos de temáticas livres em fluxo contínuo.
As mediações algorítmicas têm se tornado, nos últimos anos, um importante tema de preocupação para as pesquisas em comunicação e mídia. Para além das abordagens do campo computacional, evidenciam-se cada vez mais as dimensões políticas, éticas, sociais etc dos algoritmos responsáveis por diferentes formas de selecionar, hierarquizar, visibilizar, controlar. Em diálogo com autores como Gillespie (2014) e Bucher (2012), podemos afirmar que, instaurando uma lógica particular sobre conhecimento, os algoritmos estão no centro do ecossistema informacional e midiático contemporâneo. Neste contexto, este dossiê visa reunir pesquisas empíricas e/ou discussões teóricas que abordem, entre outras questões: as relações dos algoritmos com práticas do jornalismo, da publicidade, do audiovisual, do entretenimento, da comunicação organizacional etc; as dimensões políticas e éticas das mediações algorítmicas contemporâneas (privacidade, por exemplo); apropriações táticas e de resistência às mediações algorítmicas; os desafios conceituais e metodológicos da pesquisa com algoritmos. Prazo: 23 de fevereiro de 2018 A submissão deve ser feita pelo sistema da revista:Â http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofiAproveitamos para informar que a Parágrafo aceita artigos de temáticas livres em fluxo contínuo.