Uma história a partir dos "trabalhos de memória": o Carnaval e a Velha Guarda
Resumo
O artigo aborda questões relativas ao carnaval e às escolas de samba do Rio de Janeiro, fazendo ainda um breve histórico sobre a experiência do samba, a partir de estudos teóricos já realizados (MOURA, 1995; SODRÉ, 2007; CAVALCANTI, 2008). Estas informações serão mescladas com os trabalhos de memória (HALBWACHS, 2006) de alguns sambistas, que, assim, reconstroem de maneira particular essa história. Uma memória produzida a partir de uma narrativa, as falas desses atores sociais, sobre a qual produziremos interpretações.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).