Interação Humana e Configurações Comunicativas: transformações culturais e sociedades midiatizadas
Palavras-chave:
interação, comunicação, construtivismo comunicativo, configurações comunicativas, midiatizaçãoResumo
Este artigo introduz o conceito de "configurações comunicativas"como uma ferramenta analítica para investigar a midiatização,com foco especial nas mudanças das interaçõeshumanas. O conceito de "configurações comunicativas" éusado para desenvolver uma análise transmidial das mudançasnas construções comunicativas das culturas e sociedadesmidiatizadas. Os focos dessa abordagem são as formas comunicativas,ambientes midiáticos, constelações de atores, eenquadramentos temáticos de entidades sociais, por exemplo,a família midiatizada, organizações midiatizadas, ou ocampo midiatizado da religião. Isso torna possível investigarpadrões de pertencimento, poder, regras e segmentação nosprocessos de midiatização.Palavras-chave: interação, comunicação, construtivismo comunicativo,configurações comunicativas, midiatizaçãoDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).