Narrativas Transmídia e Valor nos Ambientes de Mídias Digitais
Resumo
Este artigo discute o fenômeno das narrativas transmídia edas adaptações em termos da valorização deste gênero específicode produção midiática. Aborda ainda os diferentes tipos devalor gerado na relação produção-consumo e traz informaçõespara quem aprecia a produção de narrativa transmídia. Pormeio da apresentação de dois exemplos europeus, revela queeste formato, muitas vezes, aparece em ambientes de produçõesde serviço público de mídia, sem fins lucrativos, enquanto quena indústria commercial da comunicação há maior envolvimentocom as elaborações multiplataformas por suas possibilidadeslucrativas.Palavras-chave: narrativa transmídia; valor; produção multiplataforma;mídia comercial; serviço público de comunicação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).