Contrato de comunicação: um estudo sobre a relação entre emissoras de televisão e a população de Joinville
Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelas campanhas "Joinville Faz Bem", da RBS TV e "Sou Bem Joinville", da Ric Record, para estabelecer os contratos de comunicação com o seu público. As contribuições de Patrick Charaudeau (2007) no que se refere a configuração do contrato comunicacional faz parte da base teórica. Por meio dos modos de endereçamento, foi feita a análise de seis reportagens e identificado o uso de estratégias dos dados internos e externos que formam o contrato. Foi possível concluir também, que para essas campanhas, o público é formado pela junção do alvo afetivo e intelectivo. Já que foi detectado a informação acessível e o uso de repetições e tragédias.Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).