Os sentidos sociais da produção cultural independente: usos e abusos de uma noção instável
Palavras-chave:
independência, representação, fórmula, produção cultural, comunicação.Resumo
Seguindo as pistas de uma sociologia discursivamente orientada das práticas de cultura e de comunicação, este trabalho explora algumas possibilidades para o estudo da produção cultural (auto)denominada independente. Partindo dos conceitos de representação (tal como trabalhado por Chartier e Bourdieu) e fórmula discursiva (discutido por Krieg-Planque), discutimos as implicações de tomar o "independente" como categoria nativa, ou seja, como noção que faz sentido para os agentes e dá sentido às suas práticas. Propomos critérios analíticos para apreender a heterogeneidade de aparições do "independente" no espaço público, de modo a esclarecer os vínculos dessa unidade sintagmática polissêmica í pluralidade de posições sócio-discursivas que dela se valem para instituir tomadas de posição que descrevem e prescrevem estilos de presença no campo da cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).