De um eu ao outro: narrativa, identidade e comunicação com a alteridade
Palavras-chave:
Teoria da Comunicação, Narrativa, Epistemologia, Identidade, AlteridadeResumo
Este texto delineia alguns problemas epistemológicos da narrativa a partir de um ponto de vista que a aproxima de uma dimensão estética do conceito de comunicação. A partir de pesquisa bibliográfica, sugere-se que a narrativa é um dos elementos centrais do ato de comunicação. Ao se contar uma história, não se está apenas "transmitindo" algo para alguém, mas criando vínculos entre identidades e diferenças, tanto em termos cognitivos quanto afetivos. O argumento se desenvolve a partir de três matrizes: (a) a narrativa dentro dos estudos de comunicação; (b) o aspecto cognitivo-epistêmico que preside a elaboração de narrativas; (c) os vínculos estético-afetivos do ato narrativo em sua relação comunicacional com a alteridade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).