Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea

Autores

  • Carlos Alberto Scolari

Palavras-chave:

narrativas transmí­dia, Lost

Resumo

Muitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Dossiê "Comunicação, Tecnologia e Sociedade"