Narrativas Transmídia: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção de mídia contemporânea
Keywords:
narrativas transmídia, LostAbstract
Muitos conceitos foram desenvolvidos para descrever a convergência entre mídias, linguagens e formatos nos sistemas de mídias contemporâneos. Este artigo é uma reflexão teórica sobre Narrativas Transmidiáticas, partindo de uma perspectiva que integra semiótica e narratologia no contexto do estudo das mídias. Após lidar com o caos conceitual em torno das Narrativas Transmidiáticas, o artigo analisa como essas novas estruturas de narrativas multimodais criam diferentes consumidores implícitos e constroem um universo narrativo. A análise inclui uma descrição da estrutura textual multimídia criada para a série de televisão 24 horas, da Fox. Por fim, o artigo analisa as Narrativas Transmidiáticas sob uma perspectiva da semiótica de branding.Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).